descupinização




Cupins de Solo - Coptotermes Havilandi

   São assim designados pelo fato de constituírem colônias freqüentemente abaixo do solo. Para sobreviver, necessita de um elevado teor de umidade e suas colônias são bastante populosas, a ligação entre a colônia e a fonte de alimento é feita por meio de túneis construídos com terra mastigada para evitar a luz. São lucífogos ou fotófogos (possui aversão a luz). Nem sempre o ninho principal está na área construída, pode se encontrar nas imediações da construção. É muito comum encontrar seus túneis em espaços existentes entre lajes, na rede hidráulica e conduítes elétricos. Neste caso, desgastando as capas de fios, podem provocar incêndios originários de curtos-circuitos.

Tratamento
Barreira Química:
Tratamento Químico Convencional
   Tem por finalidade, interromper as fontes de umidade e o fluxo de alimento para as colônias e sub-colônias.
   O tratamento consiste na infiltração de agentes químicos cupinicidas no solo, visando obter uma barreira no nível das fundações, paredes inferiores e outros locais que possam servir de acesso para os cupins.
   Usualmente, o serviço é realizado através de perfurações em série do piso (a cada 30 a 40 cm), nas proximidades das paredes, colunas, junta de dilatação etc., com 50 cm ou mais de profundidade.
Do produto utilizado:
Barreira Química: Fipronil; inseticida de uso externo às instalações tem efeito dominó. O mais avançado da atualidade. Mata através de contato e contamina os que ficam na colônia através da Trofalaxia, que é o ato dos operários alimentarem a colônia.

Do Serviço Executado:
Barreira Química: Aplicação de produtos em volta do prédio junto à estrutura através de injeção no solo.
Objetivo: Prevenir a entrada de cupins vindo do subsolo,
 das arvores e ou residências vizinhas.